©2018 by Evolve Saúde e Desenvolvimento. Proudly created with Wix.com

Constelação Familiar

Constelação Familiar é uma abordagem fenomenológica, sistêmica, não empirista ou subjetiva, desenvolvido pelo filósofo alemão Bert Hellinger há mais de 40 anos.

Bert Hellinger desenvolveu seu método, a partir de observações empíricas, e após o estudo de psicanálise e diversas formas de psicoterapia familiar, os padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações.

Teve diversas influências como por exemplo:  As esculturas familiares de Virginia Satir; A Análise transacional de Erick Berne; O Grito primal de Arthur Janov; O psicodrama de Jakob Moreno; A fenomenologia de Friedrich Hegel e Immanuel Kant. E também outras influências, que cita em seu livro Órdens do Amor", como Ruth McClendon e Les Kadis, Thea Schönfelder, Milton Erickson e Boszormenyi-Nagy. 

Dentre essas referências trazidas por Bert Hellinger no começo do seu trabalho com as Constelações Familiares, algumas já trabalhavam numa linha de Constelação Familiar.

Seu grande insight veio pela observação da influência de 3 leis: O PERTENCIMENTO, A ORDEM E O EQUILÍBRIO. E como elas conseguiam explicar as desordens dentro dos sistemas familiares. Posteriormente ele passou a expandir o conhecimento da constelação através da prática clínica, e tem feito isso até hoje, aos 92 anos de idade.

Ele não se preocupa em explicar porque a Constelação funciona nem como funciona. Passou toda sua carreira observando e analisando os efeitos que ela traz aos participantes, bem como a si próprio. Uma nova gama de conhecimento vindos de outros estudiosos que entraram em contato com os estudos de Hellinger, tem se empenhado em dar uma explicação científica para a Constelação. 

Dentre essas teorias estão a de neurônios espelhos, campos mórficos, estudos de transmissão de traumas transgeracionais entre outros. E encontram cada vez mais espaço na explicação científica deste conhecimento. E esse movimento Tem o potencial de se ampliar cada vez mais, uma vez que a Constelação Familiar e Sistêmica têm encontrado muitos bons resultados em diversas aplicações ao redor do mundo.