skip to Main Content
11 95977-4208

Osteopatia Pediátrica

O que é Osteopatia?

Osteopatia é um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias disfunções e prevenção da saúde, sem o auxílio de fármacos ou cirurgia.

A Osteopatia enfatiza a sua ação centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. A profissão do Osteopata é uma profissão de saúde distinta, com uma formação acadêmica superior e treinos clínicos específicos. A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais entre elas a da manipulação do sistema músculo esquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças.

Como a osteopatia funciona?

A Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still durante a guerra civil americana no final do séc. XIX. Foi através da observação e investigação que fez uma correlação entre as patologias e a suas manifestações físicas.

A Osteopatia é considerada uma das disciplinas da medicina alternativa, ou terapêutica não convencional, uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes dos da medicina convencional. Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações. Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costas, pescoço e demais articulações.

Baseia-se na biomecânica corporal, compreendendo o funcionamento de todo o corpo de forma integrada, entendendo que qualquer alteração tecidual pode quebrar a homeostase do corpo e gerar sintomas.

Como a osteopatia é feita em bebês e crianças?

A Osteopatia Pediátrica, assim como em adultos visa identificar e tratar tensões e alterações de mobilidade de diferentes tecidos corporais dos bebês.

Dentre esses tecidos estão: músculos, articulações, tendões, ligamentos, nervos, sistema facial, vísceras, dentre outros.

As disfunções em bebês podem ocorrer nas seguintes situações:

  • Períodos prolongados mantendo a mesma posição na barriga da mamãe;
  • Tensões, estiramentos e pressões geradas durante o nascimento, tanto em parto normal quanto em cesarianas;
  • Posições mantidas durante muito tempo em bebê conforto ou carrinho;
  • Quedas, dentre outros.
Indicação

O tratamento pode ser realizado tanto de maneira preventiva, quanto para intervenção em sintomas presentes, e visa equilibrar o corpinho do bebê/criança como um todo.

Indicações:

  • Assimetrias Cranianas (plagiocefalia e braquicefalia);
  • Torcicolos Congênitos;
  • Refluxo;
  • Alterações de sono;
  • Cólicas;
  • Disquesia.

Os atendimentos são realizados por profissional habilitado, são todos toques muito sutis e NÃO geram sofrimento algum para o bebê.

Importante

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação criteriosa.
Entre em contato com a nossa equipe.

Outras Especialidades

Indicada para medos, ansiedades, dores agudas e crônicas, pânico, depressão.

Saiba mais

Indicado para compreensão e equilíbrio de questões físicas e emocionais.

Saiba mais

Indicada para dores agudas e crônicas, problemas emocionais, insônia, enxaqueca.

Saiba mais

Dúvidas?

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre todas as nossas especialidades.

Agende sua consulta

Informe os dados solicitados abaixo, entraremos em contato o mais rápido possível:

    Back To Top