skip to Main Content
11 3285-2930 11 95977-4208

Terapia Craniossacral

O que é Terapia Craniossacral?

A Terapia CranioSacral é uma técnica manual leve utilizada para encontrar e tratar restrições na dura-máter, um tecido membranoso (sistema conjuntivo) que envolve o sistema nervoso central (cérebro, cerebelo e medula).

Apesar do trabalho envolver um toque leve não é uma terapia energética, mas sim estrutural. Esse toque é suficiente para fundir as mãos do terapeuta com os tecidos do corpo e ter mais precisão na palpação da estrutura afetada, com a qual desejamos trabalhar. Esta forma suave de intervir também permite que os mecanismos de defesa naturais do corpo façam o seu trabalho com o mínimo de interferência.

Como essa terapia atua?

Nós possuímos um sistema vital denominado craniossacral que se movimenta ritmicamente durante toda nossa vida, um movimento rítmico gerado pelo fluxo de secreção e drenagem do líquido cérebroespinal – o liquor, dentro do sistema de membranas, as meninges, como um sistema hidráulico semifechado. O sistema de membranas (a mais externa é a Dura-Máter) que se movimenta no ritmo craniossacral está conectado aos ossos do crânio que sofre pequenos movimentos para acomodar a constante mudança de pressão líquida que ocorre dentro barreira de membranas.

Esse sistema craniossacral exerce uma poderosa influencia sobre a função total e hormonal de todo o corpo pelo fato de o sistema envolver o cérebro, a medula espinhal, assim como as glândulas Pituitária e Pineal.

Quando os ossos cranianos perdem a possibilidade de movimento em resposta às mudanças de pressão do sistema craniossacral, a função deste sistema fica comprometida, podendo dar origem a sintomas.

Na Terapia Craniossacral aprendemos a monitorar esse ritmo craniossacral com as mãos em quase todas as partes do corpo, e podemos localizar quando partes ou regiões do corpo não se movimentam ritmicamente. Sabemos como encontrar as áreas com restrição de movimento que comprometem a função do sistema craniossacral, e como restabelecer a mobilidade de acomodação normal em todas essas áreas. Fazendo isso poderá ser melhorada a função dos sistemas nervoso e endócrino, melhorando o ambiente no qual esses sistemas desempenham suas funções.

Por sua intima relação com o Sistema Nervoso, podemos dizer que o bom funcionamento do Sistema Craniossacral é o requisito básico para o seu equilíbrio e de todos os outros sistemas por ele influenciados (Circulatório, Respiratório, Hormonal, Imunológico, etc.), ou seja, o corpo todo.

Uma restrição ou tensão anormal na mambrana Dura-Máter dentro do canal espinhal pode ser transmitida para parte superior da nuca e cabeça, assim como para o sacro e raízes nervosas como o nervo Vago (grande influência nos sistemas autônomos do corpo), originando sintomas, síndromes dolorosas e dores crônicas como disfunção relacionadas à mandíbula, mastigação e bruxismo; fibromialgia; dores de cabeça e enxaquecas; dores agudas ou residuais relacionadas à hérnia de disco, traumas (acidentes, perdas, cirurgias, fraturas) e inflamações.

Quando obtemos sucesso em remobilizar o sistema de membranas craniossacrais dentro da coluna espinhal, os sintomas e a dor residual tendem a desaparecer.

Também é indicada para qualquer idade desde recém nascidos até idosos, gestantes e pós-parto, para promover relaxamento, reduzir o estresse, nervosismo, preocupações, tensões, cansaço crônico, fobias, rinite, sinusite, pressão alta, depressão, ansiedade, insônia, artrites, dores do nervo ciático, TPM, cólicas menstruais, cólicas e distúrbios digestivos, febre, dores e problemas na coluna (costas), torções, tendinite, tensão e espasmo muscular, acidentes e efeito chicote na cervical, hiperlordose, escoliose, paralisia facial temporária, dificuldade de aprendizagem, estrabismo, alguns tipos de problemas visuais, alguns tipos de problemas auditivos, zumbido no ouvido, dentre outros, sendo todos ligados ao sistema nervoso.

Muitas vezes, uma única sessão de Terapia Craniossacral é suficiente para corrigir o problema, porém é possível manter sessões regulares para manutenção da integridade do sistema craniossacral e bem estar geral do corpo, fisicamente e emocionalmente. Resultados observados incluem níveis de estresse reduzidos, equilíbrio hormonal melhorado, a função do sistema imunológico parece ser realçada, e a sensação de bem-estar aumentada.

A Terapia Craniossacral vai relaxar o corpo a níveis bem profundos com toques bem suaves. Pode ser realizada em conjunto com outros tratamentos e possui apenas algumas manobras dentro da técnica contraindicadas em um caso extremo – de instabilidade da pressão intracraniana. Os resultados do tratamento são geralmente bem sucedidos, mesmo quando outras abordagens terapêuticas fracassam.

Seu princípio natural é ajudar o corpo a eliminar os traumatismos, eliminando cicatrizes que geram potenciais doenças. Com a eliminação de tais memórias, o organismo reencontra capacidades que havia perdido e recupera a vitalidade necessária para evitar ou curar sintomas físicos e emocionais.

É uma técnica integrativa preventiva e corretiva, indicada para todas as idades e patologias, que se baseia na eliminação das causas dos eventos, e não se opõe à medicina, à fisioterapia clássica ou à psicologia.

Indicações

A Terapia Craniossacral é indicada para qualquer idade desde recém nascidos até idosos, gestantes e pós-parto, tendo como objetivos:

  • Promover relaxamento;
  • Reduzir o estresse, nervosismo, preocupações, tensões, cansaço crônico, fobias, rinite, sinusite, pressão alta, depressão, ansiedade, insônia, artrites, dores do nervo ciático, TPM, cólicas menstruais, cólicas e distúrbios digestivos, febre, dores e problemas na coluna (costas);
  • Tratar torções, tendinite, tensão e espasmo muscular, acidentes e efeito chicote, hiper lordose, escoliose, paralisia facial temporária, dificuldade de aprendizagem, estrabismo, alguns tipos de problemas visuais, alguns tipos de problemas auditivos, zumbido no ouvido;
  • Dentre outros problemas relacionados ao sistema nervoso.

Importante

O tratamento ideal deve ser individualizado e definido após uma avaliação criteriosa.
Entre em contato com a nossa equipe.

Outras Especialidades

Indicada para trabalhar crenças limitantes, questões físicas, emocionais e espirituais.

Saiba mais

Fortalecimento de musculatura postural profunda, indicado para alterações posturais e dores articulares.

Saiba mais

Atividade física voltada para fortalecimento e ganho de condicionamento físico.

Saiba mais

Dúvidas?

Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre todas as nossas especialidades.

Agende sua consulta

Informe os dados solicitados abaixo, entraremos em contato o mais rápido possível:

    Back To Top